sexta-feira, janeiro 09, 2004

O agente infiltrado

Entre os documentos que a PGR deitou, intactos, para o lixo, encontrava-se um certificado(*) internacional em branco, devidamente assinado pelo Procurador-geral.

Como? Em branco? Assinado? Onde é que já ouvi isto?

De repente fez-se luz: o Procurador-geral, a quem EPC tão gentilmente apelidou de "gato constipado", não é outro senão o major Otelo, certamente infiltrado no aparelho de Estado em missão revolucionária.

E o que é que o denunciou, pergunta-se o leitor? Não, não foi a utilização intensiva - de pelo menos uma vez em cada três palavras - do mui castrense , que tão habilmente tem sabido evitar; foi, isso sim, o velho hábito, a que não conseguiu resistir, de assinar documentos em branco, como fazia nos idos do PREC com os mandatos de detenção.

(*) Cabe aqui perguntar ao jornalista do Público o quê certificaria o referido "Certificado internacional", mas como a origem da notícia é a TVI percebe-se e desculpa-se a omissão; mas isso agora não interessa nada...
"In North America the black bear was seen by [Samuel] Hearne swimming for hours with widely open mouth, thus catching, like a whale, insects in the water. Even in so extreme a case as this, if the supply of insects were constant, and if better adapted competitors did not already exist in the country, I can see no difficulty in a race of bears being rendered, by natural selection, more and more aquatic in their structure and habits, with larger and larger mouths, till a creature was produced as monstrous as a whale."
Darwin, Charles; "The Origin of Species by Means of Natural Selection" (On the origin and transitions of organic beings with peculiar habits and structure)