terça-feira, abril 27, 2004

Ordem da Liberdade e outras Ordens

Para ficar a saber mais sobre as Ordens, da Liberdade e outras, pode fazer uma visita à página "Ordens Honoríficas Portuguesas", de José Vicente de Bragança.

segunda-feira, abril 26, 2004

"Correcções" ao post anterior

"Correcção" I

O discurso foi tão longo, tão looongo, tão looooooongo, o enlevo e o entusiamo nos aplausos por parte dos deputados sentados nas bancadas à sua esquerda foi tão grande, o enfado e a sonolência estampados nos rostos de todos os restantes presentes de tal forma evidente, que me fugiram os dedos para a verdade e escrevi que o último orador de ontem nas comemorações dos trinta anos do 25 de Abril na Assembleia da República tinha sido Fidel Castro e não, como realmente foi, o ex-secretário-geral do Partido Socialista Jorge Sampaio.

"Correcção" II

O tempo de que disponho para a leitura dos jornais e revistas tem vindo a tornar-se um bem escasso, pelo que sou, as mais das vezes, obrigado a leituras muito na diagonal de artigos que considero menos importantes. Assim aconteceu com a entrevista na "Pública" de ontem ao jornalista Mohamed Sifaoui, autor de um livro sobre a sua suposta busca de Bin Laden. Tivesse eu lido a entrevista na diagonal do canto superior esquerdo para o inferior direito, em vez de o ter feito do canto superior direito para o inferior esquerdo, e teria lido que o entrevistado era o tal senhor Mohamed Sifaoui e não, como erradamente supus, Francisco Louçã, dirigente duma aliança contra natura com assento parlamentar, como sói dizer-se, a quem, confesso, tão bem encaixavam o tom e o teor das respostas.

"Correcção" III

Quanto ao dr. Magalhães, não me enganei em nada.

domingo, abril 25, 2004

R, de Abril. Três comemorações

Comemoração I

El Presidente Fidel Castro exigiu hoje no Parlamento soluções políticas de coesão social e de crescimento económico. O Presidente, que discursou hoje, longa, longamente, em São Bento, disse:
"Qualquer que seja o caminho para o necessário modelo de desenvolvimento alternativo, é fundamental que não se recue, precipitadamente, no domínio das políticas sociais preventivas e de emergência"
E ainda:
"Uma comunicação social livre não se revela, por si só, na multiplicidade de títulos, canais ou antenas, mas sim na pluralidade efectiva que eles representam. O Estado tem a obrigação de não se alhear desta questão estrutural da democracia".
Comemoração II

Francisco Louçã dá uma entrevista à "Pública", suplemento dominical do jornal Público, na qual desvenda a mais fantástica das conspirações George-W-Bushiana de sempre: "Bin Laden está vivo mas bem guardado numa aldeia do Paquistão. Podia ter sido preso em 2002, mas isso tornaria difícil convencer a opinião pública da necessidade de atacar o Iraque. Será morto, para mais uma vez "ajudar" o Presidente Bush, numa data próxima das eleiçoes americanas. Talvez a 11 de Setembro..."

Comemoração III

José Magalhães, o homem que, segundo Pacheco Pereira, precisou que o muro de Berlim lhe caísse em cima para mudar de bancada, lá esteve no Flashback, exibindo as suas perenes nódoas negras. Se as nódoas negras datam do fim do século passado, os argumentos, esses, são do princípio do mesmo. O costume.

R, de Ritual

[Capa do DVD do filme de Akira Kurosawa 'Kagemusha — The Shadow Warrior']
Foi um ritual de muitos meses. Sempre que ia à FNAC, fosse ela qual fosse, deslocava-me até ao escaparate dos DVD de importação Zona 2 (o leitor cá de casa não é, infelizmente, multizona) e dedicava especial atenção às letras K, de Kagemusha, e S, de Shadow.

A derradeira celebração daquela espécie de ritual teve lugar ontem, pelas 11:30h da manhã, no templo FNAC de Cascais.

É claro, dir-me-ão, que podia ter encomendado o filme na melhor loja do mundo, tal como entretanto fiz com muitos outros filmes, mas eu sou assim, tenho as minhas manias (diz que sim...).

Bem, morreu o rei, viva o rei. É agora tempo de iniciar outro ritual — o de ver o filme até ser capaz de perceber os diálogos em japonês, para não ter de desviar o olhar para as legendas em inglês...

A primeira celebração teve lugar ontem, nos arredores de Lisboa, em lugar não muito longe da foz do Tejo, pelas 15:00h.

terça-feira, abril 20, 2004

Como se fosse uma Maya... mas não sou!

Pronto, enganei-me redondamente. Ficou provado que esta coisa da futurologia não é para qualquer um, e a D. Maya merece cada croquete que come nas festas e vernissages organizadas pelas revistas cor-de-rosa.

Na sua crónica de hoje, Baptista Bastos, ao contrário do que previ, não debitou mais uma diatribe contra Sharon e Israel, causadores (junto com George W.) de todos os males de que padece este nosso Mundo — e o outro. Talvez porque a Abdel-Aziz al-Rantissi faltassem as barbas brancas de Pai Natal e a cadeirinha de rodas a compor a imagem de avôzinho, tão bem construída para Ahmed Yassin pela TSF/Rádio Bagdad por aqueles dias...

Baptista B., com base nuns tópicos sobre o conteúdo de um livro de Bob Woodward — que não leu — que entretanto lhe foram "buzinados" pelos colegas da Rádio Bagdad — que também não o leram — escolheu Bush para alvo de hoje.

Como ouvi a crónica enquanto conduzia o carro encosta abaixo em direcção à CRIL, não tive oportunidade de tomar nota por escrito dos insultos a George W. Bush que B. Bastos, com evidente auto-satisfação, fez cavalgar nas ondas da TSF a 89,5MHz. Mas a coisa resume-se, em poucas palavras, aos quatro items do costume: Bush é estúpido, inculto, desonesto e fundamentalista evangélico.

E foi tudo.

Como se fosse uma Maya...

Vou fazer um pouco de futurologia fácil.

Na sua crónica de hoje na TSF (se não for hoje é amanhã, não sei bem), Baptista Bastos vai dizer o pior de Sharon e de Israel a propósito da eliminação do dirigente do Hamas, Abdel-Aziz al-Rantissi, tal como já tinha feito aquando da morte, pelo mesmo processo, do anterior dirigente, o sheikh Ahmed Yassin. Quase que lhe bastaria ler a mesma crónica, trocando apenas um nome pelo outro.

Tudo sem uma única palavra que seja de condenação pelos atentados do Hamas executados a mando destes senhores, sem uma única palavra que seja de simpatia pelas vítimas.

A ver vamos.

segunda-feira, abril 19, 2004

Sem paralelo (ii)

A propósito do post "Sem paralelo" de 6 de Abril, sobre a qualidade do serviço — ou a falta dela — prestado pelos CTT, recebi do leitor Carlos Pereira da Cruz o seguinte esclarecimento:
As empresas que competem nos mercados mais competitivos adoptam um padrão de qualidade chamado 6 sigma em que aspiram a ter um desempenho de cerca de 3,4 falhas por milhão.
Os CTT que prometem que o Correio Azul é garantia de entrega no dia seguinte... afinal a bitola interna, só é considerado defeito quando não é entregue ao fim de 10 dias e mesmo assim o desempenho é de 1700 falhas por milhão
Nota: os negritos são meus.

sábado, abril 17, 2004

Já está!

[Capa do novo CD dos Tindersticks 'Working for the Man]
Já está! Acabadinho de encomendar na abençoada Amazon.

Quem gostar dos Tindersticks, e desconhecer de todo quem é um tal Stuart Styles, pode dar um salto à página de Rock & Alt da BBC para ler um excelente exemplo de crítica profissional e bem informada(*), da autoria de um tal Chris Moss — que a avaliar pelo exemplo dado será com certeza a próxima contratação da TSF.

Retirado do site oficial dos Tindersticks:
Working for the man — the best of the island / this way up years 1992 — 1999 - This is the bands first proper best of. It is designed as an introduction to the band for those not lucky enough to know the joys of the tindersticks music as yet. For the completists amongst you there will be an initial limited run of this best of with a bonus cd of all sorts of b sides and bits and pieces. The full tracklistings for both cd's are as follows:
cd1 - 1. City Sickness - 2. marbles - 3. patchwork - 4. her - 5. travelling light - 6. tiny tears - 7. bathtime - 8. another night in - 9. can we start again - 10. I know that loving - 11. for those
cd2 - 1. patchwork ( tippy toe 7” single version) - 2. milky teeth (original 7” version) - 3. joe stumble (original 10” version ) - 4. for those.. (original single version) - 5. benn (original single version) - 6. fruitless (1st lp vinyl only version) - 7. untitled (b-side of city sickness) - 8. the bullring (b-side of city sickness) - 9. Kathleen (from Kathleen ep) - 10. summat moon (from Kathleen ep) - 11. a sweet sweet man (from Kathleen ep) - 12. e type joe (from Kathleen ep) - 13. plus de liaisons (donkeys) - 14. waiting round you (b-side travelling light) - 15. I've been loving you… (b-side travelling light) - 16. here (donkeys) - 17. harry's dilemma (old unreleased track)
.


(*) Estou a ser irónico...

???

Alguém veio aqui parar às 17:17h em resultado de uma busca de "EPC mancebos 1982"(1) no Google(2).

Aqui, a mim, que nem sequer fui à tropa!...

(1) Creio que EPC serão as iniciais de Escola Práctica de Infantaria (em Santarém).

(2) Sinopse do resultado da busca: ... logo ao virar da página do incontornável EPC, uma composição ... A CEF faliu em 1982 ... algodão muito ligeiros e por uns quantos mancebos ostentando salientes ...

Ver para crer...

Como estamos em fim-de-semana, não fica mal aqui esta sugestão de visita a uma pérola que é preciso ver para acreditar que existe.

No fundo desta página, logo após "Natalino de Jesus e Lenita Gentil - Um show de Fado", uma foto duma "gala" no S. Luís que me abstenho de vos exibir aqui...

"Otelo não vai ao 25 de Abril" (*)

Às 24:00h do dia 24 adianta o relógio para as 00:00h de dia 26.

(*)Título do Expresso de hoje

sexta-feira, abril 16, 2004

Poeira de 16 de Abril (a partir de uma ideia emprestada do Abrupto)

Hoje, há vinte e três anos, fui sair à noite com uma senhora, tomar um copo a um bar chamado Mosaico, que provavelmente até já não existe.

Pelo caminho ainda ficou um equívoco que rondou um jantar — ou a ausência dele — e um prato da cozinha italiana que viria, mais tarde, a tornar-se muito popular.

Faz hoje vinte e três anos que estou casado.

sexta-feira, abril 09, 2004

Down the memory lane (i)

[O meu Ford Mustang Mach 1 e eu, por volta de 1977, em Bristol, Rhode Island, US of A!]

O meu Mustang Mach 1. E eu — na minha versão cabeleira quase "afro". Os dois aí por volta de 1977, em Bristol, Rhode Island.

US of A!












Dia 16 (também aqui) não há blog para ninguém

[Capa do CD dos Tindersticks no Coliseu dos Recreios de Lisboa, 2001/10/30]
Deixo ficar dois links:
Tindersticks

Jan's Tindersticks Home Page


quinta-feira, abril 08, 2004

E agora, todo o "Clube de Fãs do dr. Namora"

Não resisti. Depois do post anterior fui à página do Correio da Manhã de hoje para me "informar" mais detalhadamente sobre a "concentração da indignação" de ontem.

Deixo aqui estas verdadeiras pérolas de retórica que lá encontrei:
MANIFESTANTES EM DISCURSO DIRECTO:

ODETE VIANA - 'ESCONDAM AS CRIANÇAS'
"Puseram um pedófilo na rua e o meu grito de alerta é: escondam as vossas crianças porque os pedófilos estão na rua".

ANTÓNIO SERZEDELO - 'SER 'GAY'NÃO É CRIME'
Este acórdão lançou a confusão entre homossexualidade e pedofilia. Recebemos muitos telefonemas na Opus Gay de indignação.

VIOLANTE RODRIGUES - 'RUI TEIXEIRA VOLTA'
"Não é justo que o juiz ponha um homem em liberdade só porque tem 68 anos. Isto é abominável. Tenho saudades do juiz Rui Teixeira.

Duas fãs do dr. Namora

Ontem, as cinquenta pessoas que constituem a intersecção do conjunto dos leitores do "Correio da Manhã/24 Horas" com o das idosas fãs do dr. Namora manifestou-se frente ao Tribunal da Relação contra a decisão daquele Tribunal em retirar Jorge Ritto da sua situação de prisão preventiva e colocá-lo em prisão domiciliária, ou coisa parecida.

Aqui há dias este tipo de actividade ruidosa era proíbida a menos de não sei quantos metros do dito local; parece que entretanto deixou de ser.

O absolutamente inenarrável "Estou enojado" dr. Namora, que já não aparecia há algum tempo, lá teve ocasião de botar palavra para os telejornais, lembrando-nos, de caminho, de que ainda está vivo. E também do facto de que ter-se completado um curso de direito não quer dizer que se tenha intenção de fazer do respeito pela lei um modo de vida.

A dra. Pestana, que é uma profissional empenhada e que não sabia de nada, claro, informada pelo Correio da Manhã de que iria ter lugar uma "concentração da indignação" disse que "Neste momento, ainda não sei se posso participar, dado que tenho compromissos assumidos na Casa Pia".

Felícia Cabrita, que não sei se esteve presente, aproveitou para enunciar o mote do seu próximo trabalho para o "Expresso/Caras" e declarou ao pasquim CM que “Podem retirar todos os direitos ao ser humano, mas ninguém pode retirar o direito à indignação" (acho que a dra. Felícia vota Soares...)



terça-feira, abril 06, 2004

Sem paralelo

Os CTT devem ser a pior empresa de distribuição de correio do mundo, apesar de ser difícil de acreditar nisso para quem só os conheça de visitas à sua (deles) página.

Três frases de auto-exortação retiradas do página, capazes de convencer o mais céptico: "Temos por objectivo responder às exigências do Cliente de forma eficiente e competitiva, rentável e com qualidade", "Desenvolver uma equipa líder no mercado que oriente o seu desempenho para o cliente garanta qualidade e eficiência nos serviços prestados", "O nosso desempenho é fundado na: Transparência, Excelência, Ética".

Dois, entre muitos, exemplos de mau serviço capazes de arrefecer o entusiasmo de qualquer um pela tal empresa que orienta o desempenho para o cliente:
. Em finais de Fevereiro recebi uma carta da Controlauto a lembrar-me que a inspecção do meu carro deveria ter lugar por todo o mês de Dezembro (de 2003, claro);
. Ontem mesmo (5 de Abril) recebi duas cartas da Vodafone — uma com uma factura cujo prazo de pagamento terminava no dia 26 de Março, outra, datada de 31 de Março, a avisar-me do pagamento em falta...

Para quem gostar de rir, aconselho um avisita à página Indicadores de Qualidade dos CTT em 2003, onde nos apresentam uma série muito bem organizada de excelentes piadas.

segunda-feira, abril 05, 2004

Aquilo é uma gente mesmo mázinha...

Fiquei a saber pela SIC que em Israel existem vários centros de acolhimento para mulheres árabes ameaçadas de morte pelas suas próprias famílias, nomeadamente pais e irmãos (!).

Os Judeus, em geral, e os Israelitas, em particular, são uma gente mesmo mázinha: o que eles são capazes de fazer só para impedir aqueles bons muçulmanos de prosseguirem os preceitos da sua fé.

TSF/Rádio BE

Acordo às 5:58 com o noticiário da TSF. Fala-se dos três GNR (ligeiramente) feridos no Iraque. A páginas tantas, como não podia deixar de ser, aliás, entra o dr. Miguel Portas, que durante uns bons trinta segundos debita o seu habitual discurso anti-tudo. Segue-o o dr. Miguel Filipe, do PCP, com outros bons trinta segundos da mesma coisa. A jornalista informa-nos que o P ou-entra-mosca-ou-sai-aneira S prefere não dizer nada — boa decisão, quanto a mim...

PSD? PP? GNR? Alguém que saiba do que está a falar, nem que seja só um bocadinho?

Nááá... Isso agora não interessa nada!

sexta-feira, abril 02, 2004

O homem NÃO ERA o Pai Natal, bolas!!!

Apesar da enorme falta de tempo para afixar seja o que for por aqui, não posso deixar passar, sem registar um pequeno comentário, o facto de a Assembleia da República ter aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pela "execução" pelos israelitas do dirigente do Hamas, Ahmed Yassin.

Ex.mos Srs. Deputados: apesar da forma muito simpática, terna mesmo, como a TSF/Rádio Bagdad o descreveu, referindo amiúde a cadeirinha de rodas e as longas barbas brancas, o cavalheiro NÃO ERA o Pai Natal, bolas!!!

Nota: A notícia chegou-me via mail do Inopinado
"In North America the black bear was seen by [Samuel] Hearne swimming for hours with widely open mouth, thus catching, like a whale, insects in the water. Even in so extreme a case as this, if the supply of insects were constant, and if better adapted competitors did not already exist in the country, I can see no difficulty in a race of bears being rendered, by natural selection, more and more aquatic in their structure and habits, with larger and larger mouths, till a creature was produced as monstrous as a whale."
Darwin, Charles; "The Origin of Species by Means of Natural Selection" (On the origin and transitions of organic beings with peculiar habits and structure)