quarta-feira, julho 14, 2004

À atenção dos responsáveis pelos cameramen das televisões

Será possível que ainda ninguém se tenha lembrado de tapar com um bocado de fita isoladora preta o quarto inferior da objectiva das câmaras, de modo que, quando se exibem as imagens por elas captadas possamos ver a totalidade do que se pretendia mostrar, uma vez que o quarto inferior dos nossos ecrans está sistematicamente ocupado com coisas escritas que não só não nos deixam ver as imagens como, as mais das vezes, nem têm sequer nada a ver com o que se passa?

Acabo de ver na Sky News uma reportagem sobre, creio, a Volta à França, na qual se pretendia mostrar a queda de vários ciclistas. Acabou por não se ver rigorosamente nada porque fosse o que fosse que aconteceu, aconteceu precisamente nos tais 25% do ecran que estavam tapados com instruções para acesso ao conteúdo digital, logotipos de vária ordem, notícias em rodapé e ainda o título e o sub-título de uma notícia que não vinha de todo ao caso!
"In North America the black bear was seen by [Samuel] Hearne swimming for hours with widely open mouth, thus catching, like a whale, insects in the water. Even in so extreme a case as this, if the supply of insects were constant, and if better adapted competitors did not already exist in the country, I can see no difficulty in a race of bears being rendered, by natural selection, more and more aquatic in their structure and habits, with larger and larger mouths, till a creature was produced as monstrous as a whale."
Darwin, Charles; "The Origin of Species by Means of Natural Selection" (On the origin and transitions of organic beings with peculiar habits and structure)